O modelo Alfa Romeo Giulietta é um veiculo automóvel do segmento familiar, também conhecido por 149 ou ainda Milano, com uma longa tradição na marca italiana. O novo modelo foi lançado no ano de 2010, sob o nome de código Type 940, e foi apresentado no Geneva Motor Show, na Suiça.
O novo modelo Giulietta está disponível apenas numa versão de 5 portas, e contou com uma forte campanha de marketing no seu lançamento, com a actriz Uma Thurman. Esta campanha foca-se no desempenho e linhas românticas do modelo, características que ao longo dos anos tem dividido os críticos, e ao mesmo tempo criado legiões de fãs que seguem a marca.
O Alfa Romeo Giulietta foi construído sobre a plataforma C-Evo, uma plataforma inteiramente nova da marca.
No ano de 2013 foi apresentada a mais recente actualização do modelo no Frankfurt International Motor Show, que conta agora com uma lista de opcionais incrementada, como é o caso do sistema de entretenimento com ecrã táctil. Foi também alterada a grelha frontal, as opticas do modelo, e adicionadas novas cores ao catalogo do Giulietta. Além disto surgiu uma nova motorização a diesel.
O modelo recebeu ainda várias versões derivantes ao longo da sua vida util, e das mais recentes destacam-se a Quadrifoglio Verde, uma versão de alta performance, a GTS Q2, ou a 120 HP 1.4 LPG Turbo.
O Alfa Romeo Giulietta recebeu inúmeros prémios nas ultimas décadas, tendo mesmo ficado em segundo lugar na competição de Carro Europeu do Ano de 2011.