O modelo Audi Q7 é um veiculo automóvel da categoria crossover SUV - Sports Utility Vehicle, apresentado no Frankfurt Motor Show em 2005 pela marca germânica Audi. A sua produção iniciou-se no ano seguinte na fábrica da Volkswagen em Bratislava, Ucrânia.
Foi o primeiro SUV da marca Audi, sendo posteriormente seguido do Audi Q5 em 2009 e do Audi Q3 em 2011.
O primeiro modelo partilha a mesma plataforma que o Volkswagen Touareg e o Porsche Cayenne, a plataforma Volkswagen Group PL71. É um modelo que apesar das suas generosas dimensões e distancias ao solo está vocacionado primariamente para uma função estradista.
Apesar disto o modelo Q7 está equipado com tracção integral denominada Quattro, da Audi, e foi construído numa série de motorizações tanto a gasolina como a diesel.
O Audi Q7 recebeu 4 estrelas nos testes Euro NCAP, apesar das inúmeras características de segurança passivas e activas, por aquilo a que a marca designou como um erro de design e que viria a ser posteriormente corrigido. No mercado americano no entanto, o carro teve a pontuação de 5 estrelas nos testes NHTSA - National Highway Traffic Safety Administration.
Este modelo da Audi foi ainda base para inúmeras variantes, incluindo uma de motorização hibrida, a Q7 hybrid. Destacam-se ainda versões como a Q7 V12 TDI ou a Audi Q7 Coastline.
No ano de 2009 o veiculo viria a receber um re-styling actualizando as linhas do mesmo de acordo com as linhas da restante gama da Audi, e incrementando a lista de equipamento e tecnologia do Q7.