O BMW Série 5 é um modelo de veiculo automóvel da marca alemã BMW, produzido desde 1972 e caracterizado por ser um carro executivo disponível nas categorias de sedan e carrinha. O modelo encontra-se actualmente na sua sexta edição, tendo ultrapassado já as cinco milhões de unidades vendidas, e sendo também o segundo melhor carro mais vendido da marca logo atrás do BMW Série 3.
O primeiro modelo denominado Série 5, foi o modelo E-12, produzido desde 1972 até meados de 1981, e desenhado por Paul Bracq e Pietro Frua. O seu sucessor surgiu em 1981 e vigorou até 1988, denominado E28, com as principais alterações a serem no design das ópticas, no formato dos para-choques e ainda na introdução da transmissão automática como opcional.
Em 1988 surgiu o novo modelo do Sèrie 5, o E34, que se revelou ser um dos mais fiáveis carros executivos já produzidos pela marca, apesar do seu re-styling mais conservador e menos apaixonante. Este modelo foi substituído apenas em 1995 pelo E39, que apresentava fortes traços de design do E38, da Série 7 da BMW.
De 2003 a 2010 a nova versão do Série 5, o modelo E60 ou E61, chegou ao mercado com um design arrojado da autoria de Davide Arcangel. Foi um modelo controverso mas a verdade é que as suas linhas curvilíneas e agressivas tornaram-no um dos mais vendidos da BMW.
Em 2011 foi lançada a nova versão do executivo da marca alemã, com os modelos F10, F11, e F07. As linhas são marcadamente tradicionais e o regresso a opções clássicas da marca como o tablier direccionado para o condutor agradaram aos especialistas, mas tiveram uma recepção algo dividida pelo seu publico alvo.