Citroën

Anúncios de Citroën em Portugal

A Citroën é uma empresa do sector automóvel com sede em França, fundada em 1919 por André Citroën. Actualmente está integrada no grupo PSA Peugeot Citroën.

Com uma fabrica onde originalmente produzia armamento belico para a Primeira Guerra Mundial, o fundador da empresa deparou-se no pós-guerra com uma ausência de encomendas, sendo que em 1919 dedicou-se à produção automóvel. O logotipo da empresa representa a engrenagem bi-helicoidal, e é conhecida em França por "Deux Chevron".

A empresa sofreu um forte crescimento, muito devido à esperteza do seu fundador que sempre apostou numa forte campanha de marketing e em acções publicitarias que mostravam os pontos fortes dos seus modelos.

O baixo custo e a leveza dos seus carros foram durante muitos anos os principais atractivos da marca, mas foi com o Traction Avant que a Citroën se destacou da concorrência com um produto verdadeiramente inovador para a época. A estrutura mono-bloco, a suspensão independente nos pneus dianteiros e a tracção frontal viriam a ser o padrão por muitos anos vindouros. O desenvolvimento rápido deste modelo teve no entanto grandes custos e levou a empresa à falência, sendo aqui comprada pelo seu maior credor, a empresa Michelin.

Durante a ocupação Alemã da França a marca desenvolveu modelos controversos como o 2CV e o DS, que levaram a um raro momento de culto automobilístico popular, indiferentes ás criticas dos especialistas e que normalmente só se observa em marcas dum segmento superior. Este movimento durou ate cerca de 1995.

Actualmente a Citroën conta com uma forte presença no mercado nacional, e é conhecida pela sua qualidade de construção e fiabilidade.
33 440 €
Preço Médio Citroën em Portugal
Ver estatísticas de Citroën ►
Modelos de Citroën
Cidades com anúncios de Citroën