A Lancia é uma das empresas produtoras de automóveis mais antigas de Itália, e foi fundada em Turim no ano de 1906 por Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin. Actualmente a Lancia está integrada no Grupo FIAT.
A marca sempre se pautou por uma aposta na inovação e em avanços tecnológicos significativos que a foram mantendo à tona mesmo em tempos conturbados como é o caso das duas Grandes Guerras que ultrapassou com sucesso, ainda que com um interregno na produção automóvel para produzir armamento e veículos militares. Foi inclusive no pós-guerra, que surgiram dois dos seus modelos de maior sucesso, o Lambda e o Aprilia.
A Lancia teve também ao longo das décadas uma forte presença nas provas do desporto automóvel, destacando-se sem duvida a versão de rally do modelo Lancia Stratos, equipado com um V6 da Ferrari, e o Lancia Delta HF Integrale.
As dificuldades que o Grupo FIAT atravessou a partir do ano 2000 afectaram sobremaneira a marca, sendo das poucas empresas do grupo que ainda não conseguiu recuperar actualmente. A oferta da marca neste momento baseia-se no Lancia Thesis, no Lancia Delta, no Lancia Ypsilon, no Lancia Musa, e no Lancia Phedra. Estes últimos modelos são baseados nos modelos da Fiat, Idea e Ulysse, respectivamente.
Apesar de ultrapassar actualmente um período conturbado, a historica marca italiana almeja ser uma alternativa credível à marca Mercedes-Benz, ainda que tal futuro se augure difícil, pelo menos nos próximos anos. Resta no entanto um passado de prestigio e tradição que definitivamente mereceria esforços nesse sentido.