O Skoda Octavia é um pequeno familiar do segmento C criado pela marca Skoda, e cuja produção oficial se iniciou em 1996. A toponímia do modelo remonta a um modelo previamente construído pela Skoda, entre os anos de 1959 e 1971. O Skoda Octavia foi lançado tanto na versão regular de 5 portas como numa estendida versão carrinha.
A primeira geração do Skoda Octavia nasceu em 1996, de nome de código 1U, na fábrica de Mladá Boleslav, na Republica Checa. O modelo foi um sucesso imediato na Europa, com os clientes a apreciarem a solidez do veiculo, o refinamento das suas linhas, e o excelente e competitivo preço de venda. O sucesso foi tanto que após um re-styling em 2004 o modelo continuou a ser vendido em certos mercados, apesar do lançamento da sua nova versão no mesmo ano.
A segunda versão do Skoda Fabia foi lançada em 2004 e permaneceu no mercado até meados de 2010, e foi construído sob a plataforma Volkswagen Group A5 (PQ35). O design do modelo foi da autoria de Thomas Ingenlath e Peter Wouda. O modelo veio a receber um re-styling no ano de 2009.
Em 2013 foi lançada a nova e actual versão do Skoda Octavia, desenhada por Jozef Kabaň. O novo modelo cresceu em dimensão e em espaço interior. O nível de equipamento sofreu também um incremento considerável, com vários opcionais a colocarem o veiculo num segmento alto, como é o caso do tecto panorâmico opcional, ou o sistema de multimédia com ecrã toutch.