A Skoda Auto, ou simplesmente Skoda, é uma marca de automoveis da Republica Checa integrada actualmente no grupo Volkswagen, posicionada como marca de entrada de gama do grupo.
A par da Tatra, Daimler, Opel e Peugeot, é uma das marcas de automóveis mais antigas ainda em produção actualmente. As origens da marca remontam ao ano de 1890, a uma empresa que inicialmente se dedicava à produção de bicicletas.
Depois da Primeira Guerra Mundial a Skoda dedicou-se sobretudo à produção de carrinhas, sendo que a parti de 1930 a produção automóvel decorre numa linha de produção. Depois duma quebra nas vendas coincidente com a grande depressão económica, a Skoda avança com o Skoda 420 Standard, que contava com alguns elementos de engenharia inovadores que visavam melhorar o comportamento do veiculo. Este modelo viria a servir de base para os modelos seguintes que coincidiram com um aumento de expressão da marca, e um aumento da sua cota de mercado. Durante a Segunda Guerra Mundial a Skoda dedicou-se a produzir veículos e componentes destinados a combate, sendo que à posteriori regressou ao mercado automóvel com um nível de vendas estável.
Com a adição ao grupo Volkswagen a Skoda tem progressivamente recuperado uma imagem que se tinha deteriorado ao longo dos anos, com novos modelos de linhas atractivas e joviais a entrarem no mercado. Este regresso baseou-se em modelos como o novo Skoda Fabia ou o Skoda Octavia, que se espalharam um pouco por toda a Europa. Em 2011 a marca redesenhou o seu logótipo como parte duma campanha de marketing que visa melhorar a imagem da marca.