O Audi TT é um modelo automóvel de cariz desportivo da marca Audi, subsidiaria do Volkswagen Group, e que entrou em produção no ano de 1998. Ao longo dos anos foram disponibilizadas versões deste pequeno e carismático desportivo, tanto na sua versão coupé de 4 lugares, como na versão roadster de 2 lugares.
Em termos mecânicos o Audi TT partilha a plataforma Volkswagen Group A, e é construído com um motor frontal e transversal, tracção ás quatro rodas que a Audi denomina Quattro, e ainda uma suspensão independente.
O primeiro modelo do Audi TT a alcançar produção foi o 8N, lançado na versão coupé em 1998. Seguiu-se a versão roadster no ano seguinte. Esta primeira geração do desportivo foi marcada por uma série de acidentes a alta velocidade, especialmente em curvas apertadas ou mudanças bruscas de faixa, um pouco por toda a Europa.
Culpa da marca ou não, a verdade é que o modelo foi recolhido para corrigir a sua condução e foram acrescentados itens como um spoiler traseiro. O 8N ganhou apesar disso o Prémio de Carro Norte-Americano do Ano, em 2000.
Em 2006 foi lançado o modelo 8J, em que a Audi dava uma nova roupagem ao desportivo Audi TT, construído desta vez sob a plataforma Volkswagen Group A5 (PQ35). A boa aceitação do modelo levou ainda á criação de inumeros concept cars e versões marcadamente desportivas, como é o caso do Audit TTS, o Audi TT Clubsport quattro concept, ou ainda do Audi TT RS, lançado em Genevra.