O BMW Série 1 é uma gama de carros compactos de luxo criada pela marca alemã BMW, e que está em produção desde 2004. Possui quatro tipos de carroçaria e é um dos modelos mais encontrados em território nacional, pelo seu preço competitivo dentro dum segmento especifico como é o dos carros de luxo.
A primeira geração conta com os modelos BMW E87, BMW E81, BMW E82, e BMW E88. Apesar do lançamento da segunda versão do Série 1, com os modelos BMW F20 e F21, os modelos E82 e E88 ainda se encontram em produção na fábrica alemã.
Esta segunda geração é composta por um modelo de 3 portas, denominado F20, e ainda por um modelo de 5 portas, o F20. À semelhança dos seus antecessores utiliza um motor montado longitudinalmente, uma suspensão multi-link, e um chassis baseado na tracção traseira. Este modelo ganhou em 2012 o prémio de Carro Desportivo do Ano, pelo conceituado programa Top Gear.
Como pontos fortes o carro apresenta uma condução divertida e entusiasmante, motorizações dinâmicas e o prestigio habitual da marca BMW, aliado a um posicionamento de preço que, dependendo da motorização e do nível de equipamento, é o mais aliciante da marca.
Os principais pontos de critica do modelo prendem-se com o pouco espaço interior, sendo que por exemplo o VW Golf apresenta um interior mais espaçoso. Aliado a isto o preço de muitos dos opcionais tornam o BMW Série 1 mais dispendioso do que aparenta ser, sendo que para os amantes da marca a qualidade de construção compensa o custo.