O Peugeot 206 é um modelo de veiculo automóvel da marca francesa Peugeot, que entrou nos mercados em 1998 até meados de 2010. Apesar de ter sido retirado de grande parte dos mercados nesta data o Peugeot 206 continuou produção em alguns locais sobre a designação Peugeot 206 , fruto dum re-styling frontal e traseiro que aproximou o modelo do Peugeot 207. Esta produção pontual terminou em 2012.
Durante os anos 90 a marca francesa decidiu não substituir de forma directa o Peugeot 205, por não considerar este segmento viável ou economicamente sustentável. Ao invés disso, a Peugeot apostou numa estratégia distinta, procurando colmatar esta falha com o Peugeot 106 (de segmento inferior) e o Peugeot 306 (de segmento superior). Infelizmente para a marca esta estratégia revelou-se pouco eficaz, com o típico consumidor do Peugeot 205 a oferecer resistência à adesão a uma gama inferior, ou a adoptar ainda uma gama superior como alternativa, e a optar pela concorrência (Ford Fiesta e Volkswagen Polo).
Em 1998 a Peugeot lança o novo 206 numa tentativa de suprir esta falha na sua gama, sendo que o posicionamento do carro sugere a sucessão do 205, ainda que muitos defendam que as características deste modelo mereciam a designação de 207. A produção continuou em França e Inglaterra até 2006, onde ocorreu o lançamento do Peugeot 207, que viria a ocupar o seu lugar.
Apesar desta historia conturbada o Peugeot 206 foi um dos modelos mais bem sucedidos da marca, e é um dos modelos da Peugeot com mais expressão a nível nacional.