O modelo Citroën C1 é um veiculo automóvel da marca francesa Citroën, inserido na categoria de pequeno citadino, e cuja produção teve inicio a partir do ano de 2005.
O C1 foi desenvolvido a partir do projecto B-Zero da PSA Peugeot Citroën, numa parceria com a marca Toyota.
Apresenta grandes semelhanças com o Peugeot 107, do qual difere apenas no para-choques frontal e ópticas traseiras. O modelo Toyota Aygo é o que apresenta maiores diferenças entre os três, sendo todos eles produzidos em Kolín, na Republica Checa.
A primeira geração do Citroën C1 foi apresentada pela primeira vez no Geneva Motor Show, na Suiça, e contra com versões de 3 e 5 portas. O design exterior é da autoria de Donato Coco.
Um dos pontos chaves da arquitectura deste modelo é a ausência do pilar C, sendo que só o Citroën C1 e o Peugeot 107 partilham esta característica.
A economia era um dos pontos de venda do modelo e nesse sentido recebeu apenas uma motorização a gasolina, a 1.0i, e uma motorização a diesel, a 1.4HDi. Segundo a revista Der Spiegel é o automóvel actual mais económico no mercado, só superado pelo Toyota Prius.
No ano de 2009 o modelo viria a receber uma actualização ao seu design, nomeadamente uma alteração da grelha frontal semelhante ao novo conceito da marca.
Em 2012 o modelo foi actualizado uma vez mais, desta vez com incremento à lista de equipamento, e com uma melhoria na economia das motorizações apresentadas. O modelo obteve 4 estrelas nos testes Euro NCAP.