O Fiat Bravo é um modelo da marca Italiana Fiat, que conta já com uma longa historia e tradição no mundo automóvel. O modelo original remonta ao ano de 1995 e foi produzido para substituir o já ultrapassado Fiat Tipo, e contava com duas versões, o Fiat Brava e o Fiat Bravo. Os dois carros eram em tudo semelhantes, mas pequenos ajustes no chassis e mecânica tornavam o Brava um carro mais vocacionado para o conforto e o Bravo e um carro mais desportivo, e de melhor condução.
O modelo derivou ainda numa versão carrinha que eventualmente foi conhecida por Fiat Marea, e visava concorrer com os rivais Ford Mondeo e Opel Vectra.
Tanto o Fiat Brava como o Fiat Bravo foram descontinuado em 2001, e substituídos pelo Fiat Stilo.
Em 2007 o modelo voltou a aparecer no mercado com um design renovado, um nível de equipamento condizente com a concorrência e com motorizações aliciantes. Esta nova estratégia visava, juntamente com o novo Fiat Punto, recuperar a marca italiana dum período conturbado da sua historia. A produção deste modelo ocorre na fábrica de Piedimonte S. Germano.
Na Austrália o Fiat Bravo recebeu a designação de Fiat Ritmo, dado que nesse país o nome Bravo está reservado pela marca Mazda. À semelhança do Fiat Grande Punto o novo Fiat Brava conta com o sistema Blue&Me, cujo desenvolvimento se deve á multinacional informática Microsoft.
O modelo conta com motorizações tanto a gasolina como a diesel, e conseguiu inclusive 5 estrelas nos testes Euro NCAP.